segunda-feira, 27 de julho de 2015

Como ter uma Caixa Postal

por Fabi e Lelê

Oi, Pessoal!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o que é e como foi contratar uma Caixa Postal!



★ O que é uma Caixa Postal?

Caixa Postal é um serviço que permite alugar um espaço dentro de uma agência onde é possível receber objetos postados no sistema dos Correios, ou seja, é um endereço alternativo para uma pessoa ou instituição receber sua correspondência.


★ Como posso contratar uma Caixa Postal?

Para ter uma Caixa Postal o interessado deve ir ou telefonar para uma agência dos Correios e perguntar se há disponibilidade de Caixa para contratação (às vezes já estão todas alugadas). 

Se houver caixa postal disponível, o interessado deverá comparecer à agência e levar original e cópia do Comprovante de Residência, CPF e Documento de Identidade (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) à agência, pagar o valor de adesão e assinar o contrato.

Você pode encontrar o telefone e endereço das agências aqui neste Link: http://www2.correios.com.br/sistemas/agencias/


★ Quais comprovantes de endereço eu posso usar?

Os comprovantes de endereço abaixo poderão ser aceitos:

- Conta de água, luz, telefone, gás ou TV por assinatura, devidamente quitado e emitido ou postado há menos de 90 dias em nome próprio ou de parente desde que comprovado o vínculo; 

- Recibo de aluguel, Recibo de taxa de condomínio, Contrato de locação ou Correspondência postada nos Correios desde que contenha o carimbo ou chancela dos Correios ou o Código de Barras CIF no próprio documento e não seja pessoal; 

- Carnê de IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano;

- Declaração de endereço, que pode ser manuscrita pelo interessado ou mediante preenchimento de formulário, em duas vias, sendo uma para protocolo do cliente e outra para ficar arquivada na Agência de Correios, informando o seu endereço residencial completo, conforme Lei nº 7.115, de 29 de agosto de 1983. O assinante declarará que está ciente de que a falsidade de informação o sujeitará às penas da legislação pertinente;


★ E se eu não puder comparecer pessoalmente à agência para contratar?

A assinatura da caixa postal poderá ser realizada por terceiros, mediante procuração, que deverá apresentar os mesmos documentos exigidos para contratação do serviço pelo titular.


★ E seu eu for menor de idade?

Se o interessado for menor de 18 anos, serão exigidos os seguintes requisitos para assinatura do Contrato de Caixa Postal:

a) para os menores de 16 anos, deverá haver a representação de um dos pais ou do responsável legal (tutor ou curador), o qual efetuará a assinatura da Caixa Postal em nome do menor;

b) para os menores, de 16 a 18 anos incompletos, deverá haver a assistência de um dos pais ou do responsável legal (tutor ou curador); neste caso, o menor poderá efetuar a assinatura da Caixa Postal juntamente com o seu representante legal.

c) O menor poderá efetuar a assinatura da caixa postal pessoalmente e sem a presença de pais ou tutores, desde que apresente a documentação correspondente à obtenção dessa capacidade: por concessão de um dos pais ou por sentença do juiz, ouvido o tutor se o menor tiver 16 anos completos; pelo casamento; pelo exercício de emprego público efetivo; pela colação de grau científico em curso de ensino superior; pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.

*Os pais e o representante legal do menor também deverão apresentar a documentação de identificação pessoal nos casos do subitem 1.4 - b, deste capítulo.


 Por quanto tempo eu posso contratar uma Caixa Postal?

Existem três tipos de assinatura:

- Semestral (6 meses);
- Anual (12 meses);
- Bienal (24 meses).

Após o término da vigência, o contrato pode ser renovado.

★ E quanto custa o serviço?

O serviço de Caixa Postal é bem acessível. O preço é definido pelo tipo de assinatura escolhida (semestral, anual ou bienal) e é reajustado ano a ano. Nós pagamos R$75,00 pela assinatura anual, ou seja, um custo de R$6,25 por mês.



As chaves e a manutenção só devem ser pagas caso ocorra perda ou avaria que necessite de reposição.

Veja os preços de assinatura da Caixa Postal atualmente vigentes no link abaixo.

http://www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos/servicos-nacionais_pasta/caixa-postal

A forma de pagamento dependerá da agência dos Correios escolhida, que pode oferecer uma ou mais das seguintes opções:

- Dinheiro (em espécie) 
- Cartão de crédito
- Cartão de débito
- Cartão de postagem dos Correios (disponível apenas para clientes pessoa jurídica mediante contrato) 
- Cheque da própria praça e do próprio interessado, nominativo à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. 

★ E como eu recebo minhas correspondências?

As correspondências ficam depositadas na caixa postal e o proprietário deve retirar diretamente lá. Não é enviado nenhum aviso ao endereço pessoal do proprietário, ou seja, este deve verificar periodicamente sua caixa.

Correspondências pequenas, que couberem na caixa, ficam depositadas no interior da caixa, enquanto pacotes maiores ficam armazenados na agência e devem ser solicitados ao atendente. Neste caso, eles colocam um aviso de recebimento na caixa postal.

As correspondências podem ficar armazenadas até 15 dias após o término da vigência do contrato.

★ Para saber mais sobre o serviço, acesse o site:

http://www.correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/caixa-postal


Bom, pessoal, é isso! Espero que nossa experiência ajude vocês! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar suas ideias! :-)