Viagem ao Canadá - 2015 (6)

OTTAWA, A CAPITAL


Ottawa é a capital do Canadá, ao contrário do que muitos pensam (é bastante comum as pessoas pensarem que a capital é Toronto ou Montreal). Esta cidade localiza-se na província de Ontário, mas faz fronteira com a província do Quebec. Junto com a cidade vizinha Gatineau, forma a Região da Capital Nacional.



A cidade de Ottawa é bilíngue, ou seja, tem duas línguas oficiais: Francês e Inglês. É muito interessante como a sinalização e as informações espalhadas pela cidade e pontos turísticos são sempre nas duas línguas. Cerca de 40% da população fala inglês e francês fluentemente. Além disso, como Ottawa recebe grande quantidade de imigrantes, boa parte das pessoas que moram lá fala ainda uma terceira língua (Chinês, Árabe, Espanhol, Italiano, etc.). 


O clima em Ottawa é temperado, por isso as temperaturas variam muito durante o ano, desde −40°C até +40 °C. Os verões são quentes e úmidos em Ottawa e os invernos são dominados por neve e gelo. É comum nevar em Ottawa desde o final de novembro até o início de abril, embora em alguns anos a neve só apareça na próximo do dia do Natal. A primavera e o outono apresentam temperaturas instáveis e são bastante marcados pelo típico colorido das flores (primavera) e das folhas (outono).


O sistema viário é muito eficiente, com vias expressas e vias exclusivas para ônibus, pedestres e ciclistas. O transporte público é totalmente integrado e automatizado, sendo possível trocar de ônibus sem pagar novo bilhete. Os ônibus são operados pela OC Transpo, que disponibiliza ferramentas no site e aplicativos para verificação de itinerário, horários e acompanhamento  da rota dos ônibus. É possível pagar com dinheiro (tem que dar o valor exato), ticket (semelhante ao nosso passe) ou cartão. As informações são oferecidas no site da OC Transpo (Clique aqui para acessar).

Por ser a Capital Nacional, Ottawa abriga uma grande variedade de instituições nacionais, prédios governamentais, museus, festivais, dentre outros. Nos próximos posts vou contar mais sobre como foi nossa estadia lá e também sobre alguns passeios que fizemos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar suas ideias! :-)