Viagem ao Canadá - 2015 (7)

INVERNO FRIO (...de verdade!)

Eu poderia passar horas aqui tentando descrever como é sair de um lugar a +35ºC num dia e chegar em -15ºC no outro, mas nada expressaria exatamente a sensação que tivemos no nosso primeiro dia no Canadá. Saímos do Brasil em pleno verão e chegamos no Canadá em um inverno de doer. Calor incomoda, mas o frio DÓI!


Nosso primeiro passeio foi uma tentativa de caminhada até um parque chamado “Strathcona Park”. Não andamos nem 5 minutos e nossas mãos, olhos, bochechas, ponta do nariz, tudo começou a doer... Qualquer parte do corpo exposta ao vento queimava de frio. Letícia chorou, não queria mais sair de casa. Quase chorei junto.... Seriam 20 dias de férias desperdiçados, presas dentro de um apartamento?

Apesar dos intercalços iniciais, nós tínhamos um objetivo maior que precisava ser alcançado: Nós estávamos lá para brincar na neve! Então não podíamos nos deixar abater! 

No segundo dia, providenciamos uma luva mais adequada, já que a dela havia ficado pequena, aumentamos as camadas de roupas e fizemos uma nova tentativa de caminhada até o parque, dessa vez com um pouco mais de sucesso. Completamente embaladas em casacos, gorros e cachecóis, fomos nos aventurando a ir mais longe. No terceiro dia, a Letícia já estava totalmente aclimatada. Eu ainda doía, rsrs. Como é bom ser criança e se adaptar rapidinho às mudanças!


Nós ficamos hospedadas na rua Friel, em um bairro chamado Sandy Hill. Embora o bairro abrigue principalmente residências e embaixadas (a vizinhança é linda!), ele fica muito bem localizado, próximo a comércios, supermercados, shoppings e o mais importante, próximos ao ponto turístico que mais aproveitamos na viagem: o Canal Rideau!

O apartamento era amplo e quentinho, com um quarto, sala, banheiro, cozinha e TV a cabo (o que foi útil nos dias frios demais para sair na rua). Nós alugamos através de um site chamado Airbnb, que oferece quartos e apartamentos para alugar. Ficamos muito bem acomodadas lá e logo começamos a chamar de “casa”, rsrs! 


Aos poucos, aprendemos os melhores horários para sair. As manhãs são muito mais geladas que o anoitecer, por exemplo, então começamos a dormir e acordar mais tarde. Geralmente saíamos por volta das 11h e voltávamos lá pelas 22h. Também fomos aprendendo a usar as peças e quantidades de roupas adequadas a cada passeio. Vestir para sair deixou de ser um evento de horas de duração, para levar apenas alguns (muitos) minutos. Uma coisa muito legal que aprendi a usar foi um “pacotinho de calor”, chamado “Hand Warmer” (aquecedores de mão). 


Os Hand Warmers são pequenos saquinhos que carregam uma substância química que produz calor espontaneamente quando em contato com o ar. Eles custam cerca de 2 dólares canadenses, são descartáveis e duram até 10 horas, então eu abria um por dia. Eu os deixava dentro dos bolsos e usava para aquecer as mãos e bochechas sempre que necessário. Eles eram especialmente úteis quando eu precisava usar o celular (sem as luvas), aquecendo minhas mãos e dedos rapidamente.Também existe a versão “Feet Warmer” (aquecedores de pés), que foi bem útil para manter os patins e botas aquecidos nos dias de patinação. 

Nossa adaptação inicial foi um pouco difícil, mas logo estávamos nos sentindo em casa e fazendo o que tínhamos ido fazer no Canadá: brincar na neve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar suas ideias! :-)