domingo, 7 de junho de 2015

Viagem ao Canadá: Roupas de frio (de verdade)!

por Fabi

O inverno no Canadá é muito rigoroso. A temperatura média em janeiro é de -10ºC , mas as mínimas chegam a ser inferiores a -30ºC (isso mesmo, 30ºC NEGATIVOS!). Para você ter uma ideia, as temperaturas de uma geladeira ficam em torno de 5ºC e as de um freezer ficam em torno de -15ºC.


É frio demais e não dá para usar as mesmas roupas que usamos no inverno brasileiro. Então, tivemos que comprar muitas roupas para a viagem. Os itens que precisaríamos para nossa estadia lá eram os seguintes:

- Casaco impermeável (a prova de água e vento)
- Calça impermeável (a prova de água e vento)
- Blusa térmica
- Calça térmica
- Botas impermeáveis
- Luvas impermeáveis
- Gorro
- Cachecol
- Protetor de orelhas
- Meias quentinhas

Como aqui não faz esse frio todo, não foi fácil encontrar roupas apropriadas e quando achei, elas eram caríssimas! Como nosso orçamento era bem justo, eu não poderia pagar 300 reais nos casacos e botas, que foram os preços mais baixos encontrei em lojas de esportes e roupas de aventura.

Então, decidi comprar roupas de inverno importadas direto da China. Geralmente as compras demoram 60 a 90 dias para chegar, então nosso prazo de quatro meses seria suficiente. Comprei no AliExpress, que é um site que reúne vários vendedores das mais diversas coisas.

As coisinhas importadas que eu comprei foram:

Casaco Infantil Impermeável “Name it”, US $29,90
O casaco é ótimo, realmente impermeável à água e ao vento, e aguentou bem até nos dias mais frios! Como ele era grandinho na Letícia, dava para colocar várias camadas de roupa por baixo. Nota 10!


Calça Infantil Impermeável Gloria Jeans, US $12,50
Essa calça possui duas camadas, sendo a exterior em tactel impermeável e a interna em fleece bem grosso. Ela também tem um elástico na barra interna que não deixa o ar gelado entrar. A calça é muito quente e realmente impermeável. A Letícia usou principalmente nos dias em que ia brincar na neve ou em que as temperaturas eram inferiores a -10ºC.



Calça Infantil Impermeável WhitePig US $13,50
Essa calça é menos quente que a outra e ela fica úmida se ficar muito tempo em contato com a água. Por isso, a Letícia usou apenas nos dias com temperaturas maiores que -10ºC e quando não ia brincar na neve.



Calça Térmica Infantil US $3,50
A calça térmica é semelhante a uma legging, porém tem fleece por dentro, o que a deixa bem quentinha. A Letícia sempre vestia essa calça por baixo das outras roupas.



Kit touca + Luvas + Cachecol Infantil da Barbie US $5,99
O kit é de material sintético e bem fininho, então não aguenta o frio das áreas externas, mas foi útil na chegada ao Canadá.



Luvas Impermeáveis, US $7,00

Comprei a luva como sendo “Luvas para esqui”, mas elas não foram muito resistentes ao frio extremo. Foram úteis para chegar ao Canadá e nos dias com temperaturas acima de -10ºC.



Botas Impermeáveis, US $20,00 (Infantil) e US $21,00 (Adulto)
Comprei botas semelhantes para mim e para a Letícia, impermeáveis e fáceis de vestir, com fechamento por velcro. As botas até aguentaram o frio, mas não funcionavam tão bem quando pisávamos muito tempo na neve. Após alguns dias elas perderam a impermeabilidade e às vezes umedeciam na frente. Quando isso acontecia, eu as colocava na frente dos aquecedores do apartamento e elas secavam rapidinho. Não foram perfeitas, mas cumpriram a missão na viagem!




Protetor de Orelhas (ou Earmuffs), US $2,99
Os protetores de orelha foram úteis nos primeiros dias, até eu acostumar com o frio. Depois achei que apenas o gorro era suficiente. A Letícia usou um pouco mais que eu. Eles são muito fáceis de colocar e mantêm as orelhas quentinhas mesmo! Eles não eram muito resistentes e duraram exatamente o tempo da viagem!



Meias quentinhas, US $4,50
Comprei meias bem quentinhas para colocar lá. Usávamos uma meia “normal” com uma  quentinha por cima, pois os pés eram as partes que ficam sempre mais perto do gelo, e portanto a que tinha mais risco de congelar.


Mittens, US $5,00
Mittens são aquelas luvas que não separam os dedos. Elas são muito melhores para o frio, pois os dedos mantêm uma troca de calor entre eles, ficando muito mais aquecidos. Comprei apenas para a Letícia, mas infelizmente ficou pequena nela e tive que comprar outra no Canadá (que custou $25, mas era muito boa e salvou a viagem! Mas essa história eu conto depois, rsrs!)


Além dessas comprinhas na China, eu comprei uma calça impermeável (tipo capa de chuva) e gorros em uma loja de esportes chamada Decathlon. Casaco eu não precisei comprar para mim, pois levei um impermeável da minha mãe e minha amiga emprestou outro quando cheguei lá. Calça e blusa térmica eu já tinha em casa, mas também são vendidas com um preço acessível na Decathlon.

Embaixo das roupas impermeáveis, nós usávamos os vestuários normais aqui do Brasil: jeans, legging, blusa de moleton, camiseta de algodão, etc. Em todos os ambientes fechados tem calefação (aquecimento), então quando entramos em algum lugar, nós tiramos o casacão que vai por cima, gorro, luvas, earmuffs, etc. 
E eu sempre tinha uma mochila nas costas para carregar essas coisas sem perder (a quantidade de luvas perdidas nas ruas e shoppings de Ottawa é surreal, rsrs, todo dia eu via algumas jogadas aqui e ali).



Basicamente foi isso que levamos. Com passagens, passaportes, vistos, autorização e roupas quentinhas em mãos, nós estávamos totalmente prontas para viajar! Então no próximo post, vamos decolar!

Um comentário:

  1. Muito obrigado! Então pra esquiar essas roupas são boas correto? Vc não teria os links da compra?

    ResponderExcluir

Obrigada por compartilhar suas ideias! :-)