sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Viagem ao Canadá: Passeios (Parte 2 – Museu de História e Museu da Criança)

por Fabi

Ottawa é uma cidade grande, com muitos museus, construções de linda arquitetura e outros passeios culturais. Não conseguimos conhecer nem metade do que a cidade tem para oferecer, mas os passeios que fizemos valeram muito a pena! 

Hoje vou contar um pouquinho sobre o Museu de História e o Museu da Criança.


O Museu Canadense de História (Canadian Museum of History), na verdade, não fica exatamente Ottawa, mas sim em Gatineau, cidade no outro lado do rio Ottawa, já no Quebec. Apesar de ficar em outra província, o museu fica bem pertinho da divisa e o transporte público das cidades de Ottawa e Gatineau é totalmente integrado. 

Fundado em 1856, esse museu inicialmente chamava-se Museu de Geologia (Geological Museum), mas teve o nome alterado para Museu Nacional em 1896 (National Museum) e para Museu Canadense da Civilização (Canadian Museum of Civilization) em 1986.  Em 2013, o museu foi mais uma vez renomeado, passando finalmente a chamar-se Museu Canadense de História.



Nesse museu, nós podemos viajar através de 1.000 anos de história da civilização canadense. Artefatos de caça, pesca e guerra, vestimentas, máscaras, totens, esculturas e uma enorme gama de objetos antigos são expostos em vitrines e cenários que reconstituem a história e os costumes dos povos. Além das peças em exposição, o museu conta com diversos recursos tecnológicos como painéis interativos e efeitos de luz, imagem e som.



Algumas exposições são fixas, como a Sala dos Primeiros Povos (First People Hall) e a coleção de selos canadenses (The Canadian Stamp Collection), mas há espaços que recebem exposições temporárias. Quando estivemos lá, havia uma exposição muito comovente, chamada “Empress of Ireland”, que recontava a história de um grande naufrágio que ocorreu em 1914 na costa Canadense. Havia também uma exposição de moedas e uma do desenho “Bob, o Construtor”.




A parte mais legal desse museu (ao menos para quem está acompanhado por crianças, rsrs) é um setor especial chamado Museu da Criança (Children’s Museum). Esse setor tem uma entrada especial onde a criança recebe um passaporte. 



Dentro desse museu, é possível explorar diversos países, meios de transporte e comércios (em cada país tem um carimbo para registrar a visita no passaporte). Tem África, México, Egito, restaurante, livraria, teatro, ônibus, moto, navio e muito mais. Os ambientes são perfeitamente caracterizados e oferecem roupas e objetos para a criança usar e entrar totalmente no clima!  







O museu é muito tranquilo, organizado e bonito. Eu aconselho que cheguem cedo, pois tem muuuuita coisa para ver. Nós deixamos o Museu da Criança para o final, quando restava pouco mais de uma hora para fechar e quase não deu tempo de ver tudo. A Lelê saiu com gostinho de quero mais, rsrs! Uma outra dica, para quem não tiver tanto tempo e quiser economizar, é que a entrada no Museu é gratuita toda quinta-feira, das 16h às 20h.

Saiba mais no site oficial: http://www.historymuseum.ca/

Fizemos esse vídeo a partir do pouco que conseguimos filmar em meio à correria, mas dá para ter uma ideia do que tinha no setor do Museu da Criança.


Nos próximos posts, vamos falar sobre os passeios ao Parlamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por compartilhar suas ideias! :-)